Petic Dan Tech
Este Blog tem o intuito de apresentar o andamento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na matéria Planejamento Estratégico, que está sendo ministrada pelo professor Dr. Rogério P C do Nascimento. Este Blog tem a contribuição dos (super-)alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amazonas: Bruno Eduardo, Camilo Batista, Cristian Rossi, Helmer Mourão, Kleverson Paixão.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Petic Dan Tech
Petic Dan Tech
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
PABX-IP
PABX´s estão presentes nas empresas desde o início dos anos 80 com pouca evolução das funcionalidades e é anterior à rede de dados e ao microcomputador PC. Depois de 15 anos de estabilidade, entretanto, a maioria dos fabricantes e vendedores de PABXs estão introduzindo uma radical mudança em sua arquitetura.
Que tecnologia está ocasionando esta mudança? O VoIP, ou seja, a possibilidade de utilizar a mesma infra-estrutura de uma rede IP para trafegar voz com uma boa qualidade, uma boa velocidade (pouco atraso) e com confiabilidade.
Com a diminuição dos custos dos links dedicados, a popularização da utilização de acessos de banda larga (xDSL, cable-modem, Wireless), e a diminuição dos custos do DSPs (processadores de sinais digitais), utilizados nos telefones IP´s, a implantação do VoIP tem se tornado uma boa oportunidade para as empresas, inclusive até para os usuários domésticos.
O que é Voz Sobre IP?
Voz sobre IP é o mesmo que Voz sobre Protocolo de Internet, mais conhecido como VoIP.
Voz sobre IP refere-se à difusão do trafego de voz nas redes de Internet. O Protocolo de Internet (IP) foi originalmente criado para redes de dados, mas devido ao seu sucesso, também foi adaptado para rede de voz.
A Voz sobre IP (VoIP) pode facilitar tarefas e fornecer serviços que podem ser volumosos e caros de implementar usando um PSTN tradicional:
- Mais de uma chamada pode ser transmitida pela mesma linha telefônica de banda larga. Dessa forma, a voz sobre IP pode facilitar a adição de linhas telefônicas em empresas.
- Recursos normalmente cobrados como extra por empresas telefônicas, como encaminhamento de chamadas, ID do chamador ou rediscagem automática, são operações simples com tecnologia de voz sobre IP.
- Comunicações unificadas são seguras com tecnologia de voz sobre IP, já que permitem a integração com outros serviços disponíveis na Internet, tais como conversas em vídeo, mensagens etc.
Estas e várias outras vantagens da voz sobre IP estão fazendo as empresas adotarem os Sistemas de Telefonia VoIP num ritmo alucinante.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
ERP
ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Alguns ERP`s conhecidos são o SAP ERP da SAP AG , o Microsoft Dynamics da Microsoft além de um bem conhecido aqui no Brasil o ERP MICROSIGA PROTHEUS.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Conceitos de Banco de Dados RELACIONAIS
Tabelas
Os bancos de dados relacionais são compostos de relações, mais comumente chamadas de tabelas. Uma tabela é exatamente o que o nome sugere - uma tabela de dados. Se alguma vez utilizou uma planilha eletrônica, já utilizou uma tabela relacional.
Toda tabela é composta por colunas, cada uma correspondendo a um fragmento diferente de dados e linhas que correspondem a registros individuais.
Colunas
Cada coluna na tabela tem um nome único e contém dados diferentes. Cada coluna tem um tipo de dados associados. As colunas são comumente chamadas de campos ou atributos.
Linhas
Cada linha em uma tabela representa um registro diferente. Por causa do formato tabular, todas elas têm os mesmos atributos. As linhas também são comumente chamadas de registros ou tuplas.
Valores
Cada linha consiste em um conjunto de valores individuais que correspondem a colunas. Cada valor deve ter o tipo de dados especificado pela sua coluna.
Chaves
É necessário ter uma maneira de identificar cada registro específico. Campos do tipo String normalmente não são uja maneira muito boa de fazer isso - este campo poderá ter registro repetidos. Para evitar redundâncias deste tipo adicionamos um inteiro único. Esse é o mesmo princípio que leva você a ter um número único de conta bancária ou número de associação. Isso facilita o armazenamento em um banco de dados. Um número de identificação artificialmente atribuído pode ter a garantia de se único. Poucas partes de informações reais, mesmo se utilizadas em combinação, têm essa propriedade.
A coluna de identificação em uma tabela é chamada de chave ou chave primária. Uma chave também pode consistir em múltiplas colunas. Por exemplo, podemos refirir a um registro específico combinando os campos correpondentes a ele, mas não tendo a garantia de ser única.
Normalmente os bancos de dados consistem em múltiplas tabelas e utilizam uma chyave como uma referência de uma tabela para outra. O termo de banco de dados relacinal para esse relacionamento é chave estrangeira. O identificador de uma tabela, quando aparece em outra tabela, é referido como uma chave estrangeira.
Relacionamentos
As chaves estrangeiras representam um relacionamento entre dados em duas tabelas.
Existem três tipos básicos de relacionamentos em um banco de dados relacional. Esses tipos são classficados de acordo com o número de coisas em cada lado do relacionamento. Os relacionamentos podem ser de um para um, de um para muitos ou de muitos para muitos.
Um relacionamento de um para um significa que há uma de cada coisa no relacionamento.
Em um relacionamento de um para muitos, uma linha em uma tabela é vinculada a muitas linhas na outra tabela.
Em um relacionamento de muitos para muitos, muitas linhas em uma tabela são vinculadas a muitas linhas de outra tabela. Esse tipo de relacionamento normalmente obtém uma tabela inteira para si próprio, então talvez tenha uma terceira tabela que só conteria as chaves das outras tabelas como chaves estrangeiras em pares, para mostrar quais registros estão associados.
Artigo baseado nos textos contidos no livro PHP e MySQL - Desenvimento Web.