segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Data Warehouse

Pode ser traduzido como “depósito de dados”. Indico que seja dito na versão original, é mais comum sua utilização. Sua função principal é o armazenamento de informações de um banco de dados referente a uma ou mais atividades de uma empresa de forma consolidada, voltada à tomada de decisões. É como um agrupamento inteligente de dados de uma mesma fonte, como: origem, formato, nomes, tipo de negócio, regras, conexões entre outros. Este princípio é muito discutido quando relacionado a Business Intelligence. Tudo isso favorece um resultado completo ao usuário, sem a necessidade de executar várias consultas (relatórios), cruza-las e finalmente chegar a um resultado. Por enquanto pense que em Data Warehouse os relatórios são exibidos dinamicamente de acordo com a necessidade focando pontos estratégicos. Seu objetivo é trabalhar com uma grande quantidade de informação e principalmente dados históricos. Estamos falando de sistemas transacionais (OLTP*), que, de uma forma bem ampla, são sistemas responsáveis por registrar todos os acontecimentos de uma organização. Se analisarmos bem, são os acontecimentos históricos que nos levam a uma melhor tomada de decisão e à prevenção de eventos futuros. Esses dados estão no Data Warehouse. Por definição esses dados armazenados não mudam, exatamente por serem dados históricos, salvo quando é necessário executar correções em alguma informação específica. Um detalhe importante é que esses dados estão disponíveis somente para consulta. Uma base modificável deixa de ser uma Data Warehouse. O que faz a leitura dessa base histórica e inalterável é chamado de OLAP**, nada mais do que um processador das informações contidas na Data Warehouse. É através dele que o usuário consegue visualizar os resultados palpáveis através de relatórios consistentes e inteligentes (a possibilidade de tomada de decisão descrita acima).

3 comentários:

  1. Sabendo que a organização em questão é pequena, quais seriam as vantagens(se houver) de se implementar um data warehouse e, se implementável, de que forma seria feito.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa questão à ser levantada seria o motivo principal da implantação do data warehouse.

    ResponderExcluir
  3. Data warehouse parece nao ter um uso tão necessário no momento em que a instituição se encontra, mas em um futuro em que a empresa se expanda, manter dados de aplicações para uso futuro será com certeza muito importante para o crescimento.

    ResponderExcluir